"Corrige-te, ó Jerusalém, para que a minha alma não se aparte de ti, para que não te torne em assolação e terra não habitada". Jr 6.8.
O povo de Deus no Antigo Testamento, passou por muitos altos e baixos por não manterem-se impigidos na Disciplina do Senhor, esta ordenada pela boca dos juízes e profetas de Deus.
Podemos identificar neste versículo, que todo pecado ou erro que cometemos, atrai inevitavelmente uma consequencia onerosa para nossas vidas. Deus deixa claro que estava pronto a se distanciar do seu povo, caso ele não se atentasse à Disciplina. Além disso, disse que tornaria a terra de Jerusalém assolada e inabitável.
Quando aceitamos a correção de Deus, por que ainda temos que sofrer as consequencias do nossos erros? Será que Deus não poderia nos isentar dos efeitos do nosso pecado uma vez que recebemos o Seu perdão? A consequencia das nossas atitudes caracteriza-se um castigo?
Categories:
Deus,
Disciplina,
Jovens
Isso mesmo... ELE nos deu livre arbítrio...
Para fazermos exatamente o que ele diz, nos mantermos "impigidos" na DISCIPLINA DO SENHOR... ou provar a consequência/castigo pelo nosso mau comportamento e implorar por seu amor "incondicional", com condicões!! :]
1- Livre arbítrio? Sim. Uma prova do Seu amor para com a Sua criação. Deus poderia obrigar-nos a fazer a Sua vontade? De maneira alguma, porque Ele nos ama. Um governo ditatorial não passou pela mente de Deus. O Senhor deseja que as pessoas O amem por desejarem amar;
2- Se você pular sem roupa na água, acredite, você vai se molhar. Se você tocar no fogo, com certeza se queimará. Consequências desse gênero são inevitáveis, e Deus, não tem absolutamente nada a ver com elas. Essas consequências acontecem por conta do nosso livre arbítrio, nossas ações. A Terceira Lei de Newton trata disso;
3- Muitas coisas no mundo exigem uma ou mais condições para acontecer. Tratando-se de Deus não é diferente. Segundo a Bíblia, existe uma condição para termos 'Fé' Rm 10.17; existe uma condição para sermos de fato livres Jo 8.32; existe até uma condição para sermos salvos Rm 10.9. Contudo, o amor de Deus não é condicionado a nada. Deus não ama porque, quando ou onde, Ele simplesmente ama.
Não há sentido em 'implorar por seu amor incondicional' quando cometemos alguma falha. Deus ama sem distinções e sem descriminação. Nos comportemos mal ou não, Ele continua a nos amar. A maior prova disso está registrada em Rm 5.8 e em Jo 3.16. O que pedimos a Deus é o Seu perdão, o qual a próposito, requer sim, uma condição Pv 28.13!