Jovens Lições

"Corrige-te, ó Jerusalém, para que a minha alma não se aparte de ti, para que não te torne em assolação e terra não habitada". Jr 6.8.

Jeremias foi acertadamente um dos profetas cujas predições são até hoje contestadas no meio acadêmico. Na verdade, o simples fato de que Deus possa se comunicar diretamente com o ser humano, para muitos, não passa de um mero artifício literário registrado nos livros dos profetas e, sem nenhum resquício que sugira uma suspeita de veracidade. Jeremias sempre enfrentou esse tipo de situação, onde seus ouvintes não davam crédito as suas profecias. Ainda assim, o profeta do Senhor persistiu, confiante de que era Deus quem falava com ele e , com ousadia, vaticinou uma terrível assolação a terra de Jerusalém, caso o povo não se corrigi-se!
O povo de Deus no Antigo Testamento, passou por muitos altos e baixos por não manterem-se impigidos na Disciplina do Senhor, esta ordenada pela boca dos juízes e profetas de Deus.
Podemos identificar neste versículo, que todo pecado ou erro que cometemos, atrai inevitavelmente uma consequencia onerosa para nossas vidas. Deus deixa claro que estava pronto a se distanciar do seu povo, caso ele não se atentasse à Disciplina. Além disso, disse que tornaria a terra de Jerusalém assolada e inabitável.

Quando aceitamos a correção de Deus, por que ainda temos que sofrer as consequencias do nossos erros? Será que Deus não poderia nos isentar dos efeitos do nosso pecado uma vez que recebemos o Seu perdão? A consequencia das nossas atitudes caracteriza-se um castigo?

Categories: , ,

2 Responses so far.

  1. Jusy says:

    Isso mesmo... ELE nos deu livre arbítrio...
    Para fazermos exatamente o que ele diz, nos mantermos "impigidos" na DISCIPLINA DO SENHOR... ou provar a consequência/castigo pelo nosso mau comportamento e implorar por seu amor "incondicional", com condicões!! :]

  2. W.Costta says:

    1- Livre arbítrio? Sim. Uma prova do Seu amor para com a Sua criação. Deus poderia obrigar-nos a fazer a Sua vontade? De maneira alguma, porque Ele nos ama. Um governo ditatorial não passou pela mente de Deus. O Senhor deseja que as pessoas O amem por desejarem amar;

    2- Se você pular sem roupa na água, acredite, você vai se molhar. Se você tocar no fogo, com certeza se queimará. Consequências desse gênero são inevitáveis, e Deus, não tem absolutamente nada a ver com elas. Essas consequências acontecem por conta do nosso livre arbítrio, nossas ações. A Terceira Lei de Newton trata disso;

    3- Muitas coisas no mundo exigem uma ou mais condições para acontecer. Tratando-se de Deus não é diferente. Segundo a Bíblia, existe uma condição para termos 'Fé' Rm 10.17; existe uma condição para sermos de fato livres Jo 8.32; existe até uma condição para sermos salvos Rm 10.9. Contudo, o amor de Deus não é condicionado a nada. Deus não ama porque, quando ou onde, Ele simplesmente ama.
    Não há sentido em 'implorar por seu amor incondicional' quando cometemos alguma falha. Deus ama sem distinções e sem descriminação. Nos comportemos mal ou não, Ele continua a nos amar. A maior prova disso está registrada em Rm 5.8 e em Jo 3.16. O que pedimos a Deus é o Seu perdão, o qual a próposito, requer sim, uma condição Pv 28.13!

Participe! Colabore! Comente!