Jovens Lições


Acredito que vocês já perceberam minha disposição em tentar responder perguntas clássicas direcionadas ao Cristianismo. Para quem já atingiu uma desejada maturidade espiritual, tais perguntas tendem a ser ignoradas devido a trivialidade de algumas. As respostas são elementares em sua maioria, mas nem todos enxergam assim. Semana passada, em meio a uma conversa no meu ambiente de trabalho, foi levantada uma questão interessante sobre a igreja (templo), sobre crer em Deus, conversar com Ele... coisa e tal. Sempre elas: as perguntas clássicas. Muitas vezes com respostas também clássicas, porém infundadas.

Afinal, por que devemos ir a igreja? Creio em Deus e converso com Ele todos os dias. Não preciso ir/frequentar um local todo Domingo para ter a Deus: Essa foi a questão!

Começando pelo básico.

Igreja/templo: Consiste num estabelecimento físico, apropriado para a reunião de pessoas com o fim de cultuar a alguma divindade. No caso dos cristãos, ao Deus da Bíblia.

Igreja/pessoas: Consiste na representação do corpo de Cristo em um povo, independente de Religião ou denominação. Todo aquele que confessa a Cristo e assume a posição de Seu seguidor, faz parte deste corpo, desta igreja.

Pois bem, feitos os prévios esclarecimentos, partamos para a questão. Qual a necessidade de ir a igreja/templo, sendo que Deus está em todos os lugares?

É bem verdade que Deus não habita mais em templos feitos por mãos de homens. Certa vez, Jesus desenvolveu um diálogo altamente relevante com uma mulher samaritana. Ela lhe fez um questionamento acerca do lugar onde se deveria adorar a Deus. Jesus foi enfático ao explicar que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. Em outras palavras, Deus não está enclausurado nas paredes de uma religião. Deus é Espírito e verdade, deve ser adorado na mesma medida. O lugar independe (João 4: 1-30).

A carta escrita aos Hebreus, capítulo 10 e versículos 24 e 25, nos apresenta uma resposta consistente, a qual eu resumiria em: porque precisamos uns dos outros. Um dos objetivos da Igreja é anunciar o evangelho, e para tal, Deus confere dons distintos a cada um. E é dentro da igreja que esses dons são lapidados, uns com os outros.

Se os cristãos vão a igreja, não é porque acreditam que Deus só pode ser encontrado lá. Vão a igreja, porque acham necessário se relacionar. Nada mais sensato, socialmente falando, do que reunir-se com pessoas, as quais manifestem um interesse em comum, afim de progredir em determinado âmbito. Esta é a razão de ir a igreja. Criar vínculos, partilhar experiências, trocar informações, dividir o pão, amadurecer espiritualmente, festejar junto, chorar junto, conhecer mais a Deus através do seu próximo, aprender a amar, suportar as diferenças, corrigir um ao outro, aplicar-se às boas obras, e concatenando tudo isso, viver a autêntica comunhão.

Como podemos conhecer a Deus que não vemos, se não conhecemos nem o nosso próximo, que vemos?
É sempre bom conversar sobre Deus. A gente aprende junto... e cresce!!!

Fica a Dica!

Graça e Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo! 

Categories: , , ,

One Response so far.

  1. É bem verdade que muitas pessoas deixam de ir a Igreja/templo por alguns motivos. Algumas pessoas realmente acreditam que Deus está em todos os lugares, e elas estão certas. Existe um ditado que se encaixa perfeitamente no que é dito ao fim do post. "Nenhum homem é uma ilha." Não existe um ser na Terra capaz de passar toda a sua vida sem se relacionar com outra pessoa. E se tratando de amigos, irmãos cristãos, é extraordinariamente melhor. São pessoas falando do criador. Gente conversando e trocando experiências que viveram com Deus. Esse tipo de coisa só faz aumentar a fé de muitas pessoas.
    Existem algumas igrejas/templo que vivem em dogmas. Existem regras pra tudo. E talvez isso pode ser um motivo para muita gente deixar de ir as igrejas/templo.

Participe! Colabore! Comente!