Jovens Lições

Neste Domingo, 14.08.11, o tema de nossa Escola Bíblica Dominical será no mínimo instigante. Digo instigante porque trataremos de questões cuja maior premissa é o amor. Descorreremos sobre o ato de Servir. A relação com o amor vocês entenderão ao longo do texto.

Já pensou se Deus fosse um ser totalmente autoritário? Imagine só, ele criando os seres humanos e lhes imputando a obrigação de serví-lo, ou seja, você não tem outra opção. Esqueça livre arbítrio. Já pensou? Mas tal aspecto não persiste em Sua personalidade. A prova disso é o mundo que vemos nos noticiários. E quando me refiro ao mundo, dirijo-me ao Sistema ideológico e filosófico criado por nós próprios, resultado do nosso livre arbítrio.
Embora Deus não tenha instituído um governo ditatorial e não tenhamos que serví-lo se não quisermos, este é o desejo dEle, que sejamos seus servos. A denotação da palavra servo é essa mesmo que vocês estão pensando, escravo. Uma pessoa desprezível, isenta de direitos, humilhada e principalmente, sem nenhuma vontade própria.

A pergunta recorrente dessa última acertiva é óbvia: Porque Deus nos quer como servos? Eu poderia finalizar o post aqui respondendo: Ele criou você oras, te criou. Quais direitos um vaso de barro tem sobre o oleiro que o fez senão de serví-lo a sua maneira?
Hummm... Resposta curta e grossa, mas autêntica. Entretando, não vamos terminar assim.

Gostaria de lembrar que o próprio Deus, que criou tudo isso que você vê, um dia se colocou como um servo. Um dos maiores exemplos de amor expressados por Jesus foi no momento em que Ele tomou uma bacia com água em suas mãos, uma toalha em seus ombros e lavou os pés dos seus discípulos. O Deus que deixa seu Senhorio para servir aos homens!

Neste ínterim, relacionamos o ato de servir com o amor. O nosso primeiro passo em direção ao serviço Cristão é amar a Deus, servindo-O apenas por amar. Por isso a questão é instigante. Estamos falando de renunciarmos a nós mesmos, as nossas vontades, aos nossos prazeres, aos nossos deleites, para assumirmos todo o querer de Deus. Não deve existir meio termo nisso.

Além de servir a Deus, devemos servir também a quem está do nosso lado, a exemplo de Cristo. Agora a coisa começa a ficar mais complicada. Servir ao nosso próximo não é uma tarefa fácil. É incrível como existem pessoas com uma capacidade terrível de nos magoar. É exatamente aqui onde devemos dar o segundo passo, amar ao nosso próximo e serví-lo somente por amar.

Você serve a Deus se quiser, ama seu vizinho se quiser. Resultado? Perde-se em si mesmo.
Mas se vc quiser, pode amar e viver para Deus e ter comunhão plena com seu próximo. Resultado: Encontrará a resposta.

Aquele que se fizer pequeno, por amor, será grande um dia. Cristo nos garante isso. Acredite, servimos a um bom Senhor!

Boa aula...

Categories: ,

One Response so far.

  1. Unknown says:

    Pow.. queria eu ter tomado essa aula! Muito boa! Que Deus continue abençoando vc meu amigão!! Um xerooo!!!

Participe! Colabore! Comente!