Gostaria de começar propondo um desafio... e cá entre nós, muito fácil: lermos todo o livro de Apocalipse em 3 meses a partir de agora. Tempo suficiente não acha? Ler até que vai ser fácil, o problema vai ser entender, mas caso você aceite o desafio, entrará sem dúvidas numa jornada muito, mas muito interessante aqui no Jovens Lições, passando por caminhos desconhecidos e fazendo grandes e importantes descobertas. Nossa missão é ENTENDERMOS ao máximo o que encontra-se escrito neste tão fascinante e polêmico livro.
Vamos para algumas definições iniciais:
Para os cristãos, o livro do Apocalipse é a Revelação de Deus aos homens, acerca dos eventos futuros que definirão o rumo da humanidade e de todas as coisas criadas. É o único livro na Bíblia cuja literatura é tida como Apocalíptica.
Apocalipse do grego "apokalypsis", significa retirar o véu, revelar, descobrir.
Para muitas outras pessoas, o livro do Apocalipse não passa de um delírio ou de uma história de ficção muito bem escrita e instigante até certo ponto, mas nada além disso. Geralmente, os que enxergam o Apocalipse dessa maneira, terminam por enxergar toda a Bíblia quase que da mesma forma.
Eu até poderia manifestar minha opinião a respeito, mas nesse primeiro momento, gostaria apenas de expor os dois lados da moeda, ainda que sejam os dois lados sob a minha perspectiva. Cabe o julgamento de vocês, caros leitores!
Uma das grandes dificuldades ao lermos o Apocalipse é que não o lemos, nós "tentamos" ler. Fale a verdade, você que já tentou, ficou ou não ficou "viajando" em alguns textos? Não desminto a complexidade deste livro, pois quase nada pode ser interpretado literalmente. A linguagem é totalmente figurada e os textos estão repletos de símbolos. Por isso a dificuldade.
Esse é um dos principais motivos pelos quais muitos não conferem crédito ao livro da Revelação. Já que o gênero textual é figurativo, há inúmeras interpretações para o mesmo. Cada qual entende a sua maneira. Se existe relatividade interpretativa já não existe autenticidade. Como conceber em nossa realidade a proposta apocalíptica,
onde são apresentadas criaturas estranhíssimas, nunca sequer imaginadas por J.R.R. Tolkien, eventos excepcionais como o desaparecimento de uma parcela da população mundial num só instante e ainda aceitar a ideia de um grande Julgamento tido como "Final" o qual determinará os nossos destinos?
Já os cristãos, muitos simplesmente acreditam. Pressupondo que eles creem na Bíblia como palavra inspirada por Deus, se deduz que acreditam também no Apocalipse, independente de existir algum raciocínio lógico que os direcione a isso. A Fé é um dos fundamentos do Cristianismo, pois é por intermédio dela que somos curados, abençoados e inclusive salvos.
Apocalipse, Delírio de João ou Revelação de Deus? Será que existe alguma evidência diretamente relacionada ao Apocalipse que o desminta ou o corrobore?
Vamos discutir a respeito aqui no Jovens Lições e presencialmente na Escola Bíblica Dominical!
Graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo!