"Aplica à disciplina o teu coração e os teus ouvidos, às palavras do conhecimento". Pv 23.12.
Quem melhor do que o sábio Salomão para nos aconselhar acerca da disciplina e do conhecimento. Seu primeiro ato desmonstrativo de sabedoria foi o seu pedido a Deus, a própria sabedoria!
Sua orientação é para nos fazer entender, que antes de tudo, devemos colocar o nosso 'coração' em disciplina, ou seja, no âmbito dos nossos mais ínfimos desejos e aspirações, aplicar uma lei que dirija nossas ações.
Depois, nos instrui a atentar os nossos ouvidos ao conhecimento, o que nos leva a uma remodelação constante da nossa mente, pois o conhecimento não possue um limite.
Este é um incentivo à disciplina, uma recomendação muito salutar. Contudo, a questão polêmica, segue-se nos dois versículos seguintes: Pv 23.13,12.
O Projeto de Lei nº 2.654/03 que proíbe qualquer tipo de castigo físico em crianças e adolescentes já foi encaminhado ao Senado e está em fase de aprovação. As questões são: Quando Salomão escreve sobre 'castigar com vara', devemos interpretar esta expressão literalmente? Ou a palavra 'vara' é exposta de forma figurada, traduzindo-se apenas como uma correção ou exortação verbal? Caso deva-se interpretar estes dois versículos de forma literal, o que dizer sobre o Projeto de Lei da Palmada? A que argumentos favoráveis e/ou desfavoráveis você se prenderia?